Como Montar um Blog – Guia Completo – Passos 1 e 2

Você vai aprender a Como Montar um Blog nesse artigo passo a passo. Tudo relacionado a como Fazer/Criar um Blog: Melhores Plataformas, as Melhores Hospedagem de Sites e Blogs pagas e gratuitas, Dicas de Segurança e etc.

Artigo em Desenvolvimento 

Quer ajuda? Entre em contato que eu posso te ajudar. email: cinhamgd@gmail.com

1 – Escolha o seu nicho (área de atuação).

Pode parecer a coisa mais lógica e óbvia, mas é o passo principal que pode determinar o seu sucesso  ou fracasso como blogueiro.

Por que não posso falar sobre tudo no meu site? Até que você pode, mas com certeza será um caminho mais difícil e com mais concorrentes…

Vamos para um exemplo na vida real. Você está com dificuldades em matemática para fazer a prova do enem, você provavelmente irá se matricular em uma escola especializada no assunto matemática.

Você pode criar um blog sobre qualquer assunto, vejamos alguns exemplos.

Empregos em Fortaleza – Esse blog ele escolheu o nicho de empregos, mas ele foi ainda mais específico, restringindo também o local de oferta , ou seja, o seu público alvo tende a ser pessoas que desejam e procuram ofertas de empregos em fortaleza.

Como Emagrecer em casa – Esse é um bom exemplo de segmentação. O dono desse blog escolheu o emagrecimento como assunto, mas veja que esse blogueiro ou blogueira definiu o seu micronicho e se especializou em publicar conteúdo sobre a técnica meios e de como emagrecer em casa.

Se ele tivesse optado por ranquer para a palavra chave Como Emagrecer, com certeza seria um caminho bem mais difícil, pois é uma palavra chave com enormes quantidades de buscas, portanto, também grandes sites de autoridade.

Curso de Tesouro Direto – Quantas modalidades de investimento não existem? Esse blog é voltado exclusivamente para pessoas que buscam aprender a como investir no tesouro direto, que é apenas uma pequena parcela do nicho de Investimentos e Finanças.

No mundo dos blogs também funciona desse jeito, até o Google ( Você deve amar ele, pois é a fonte de tráfego mais cobiçada dos blogueiros ) reconhece em seus resultados de buscas que os blogs que tratam de um só assunto possuem uma grande chance de entregar o conteúdo desejado pelos usuários.

Esse é o primeiro passo, mas não se resume a isso, por isso acesse o artigo – Escolher o Nicho para Montar um Blog

2 – Qual Plataforma Utilizar? WordPress, Blogger, Tumblr….

Vamos ao segundo passo. Primeiramente você deve escolher entre uma plataforma gratuita ou uma plataforma paga.

Plataformas Gratuitas ( Principais )

Resuminho básico das três: Sugiro que você se cadastre nas três plataformas, para que você decida qual se adapta mais.

As três são empresas confiáveis, portanto pode ficar tranquilo. O WordPress.com é o mais recomendado, pois ele permite que você altere mais facilmente entre Temas ( Design do Site ) comparado ao Blogger e Tumblr. Então minha dica é: Comece com o WordPress.com .

  1. Blogger – Acesse o artigo : Como Montar um Blog no Blogger
  2. Tumblr – Acesse o artigo : Como Montar um Blog no Tumblr
  3. WordPress.com – Acesse o artigo : Como Montar um blog no WordPress.com

 

OBS: Existe uma diferença entre o WordPress.com e o WordPress.org – Veja o artigo explicando a diferença entre eles clicando AQUI.

Plataformas “Pagas”

Atenção, as plataformas que me refiro são “gratuitas” porém, você deve pagar um domínio de internet e uma hospedagem para que você possa criar o seu blog e disponibilizá-lo online. Vamos lá.

  1. WordPress.org
  2. WordPress.org
  3. WordPress.org

Isso mesmo, é a mesma opção! Eu trabalho com o plataforma ( CMS ) WordPress.org a anos. Ele é simplesmente a melhor opção que existe atualmente, e principalmente para iniciantes, pois permite que você possar criar e montar blogs em poucos minutos, sem necessitar de programação (Códigos).

Vamos aos requisitos para Instalar o WordPress, basta, clicar na opção para você ser redirecionado para o tutorial:

  1. Como Comprar um Domínio de Internet
  2. Contratando uma Boa Hospedagem de Sites
  3. Mini Curso de CPanel
  4. Como Instalar o WordPress

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *