Como Montar um Blog – Guia Completo – Passo 3

Essa é a parte 3 da série Como Montar um Blog – Guia Completo. Acesse os passos 1 e 2 clicando aqui. Nesse artigo, iremos falar sobre o Design/Layout.

Artigo em Desenvolvimento  – Quer ajuda? Entre em contato e envie suas dúvidas. email: cinhamgd@gmail.com

Se você está criando o seu blog nas plataformas blogger, wordpress.com ou tumblr, você deve escolher os temas disponibilizados pela plataformas, ou caso queira, pode pedir a algum desenvolvedor para criar um layout exclusivo.

Se você escolheu a plafatorma WordPress.org ( Lembra que eu recomendei ela ?), você terá praticamente milhares de opções de boa qualidade e mais acessível.

Acesse os artigos abaixo, de acordo com o seu interesse $$

  • Artigo : Lista dos Melhores Temas Gratuitos para WordPress.org
  • Artigo : Lista dos Melhores Temas Pagos para WordPress.org

Dicas: Para escolher o seu layout, você deve ficar atento a alguns detalhes.

  1. Observe a estrutura do layout, ou seja, ele permite uma boa navegabilidade do usuário? Visites blogs e sites já existentes que falam do mesmo assunto que você trata e tenha uma base.
  2. Reputação – Sempre é bom verificar os comentários sobre os temas. Caso ele tenha várias avaliações negativas, é bom não arriscar. ( Isso vale tanto para temas gratuitos e pagos)
  3. Funcionalidades – Procure saber sobre as funcionalidades que o tema oferece. Essas informações sempre estão disponível na página do mesmo. Por exemplo: Se você deseja um menu vertical, você deve verificar se o tema escolhido oferece essa opção, caso contrário, será necessário fazer modificações no código (Recomendamos procurar algum desenvolvedor para essas modificações).
  4. Responsividade – Os Smartphones e tablets e estão dominando a internet, por tanto, escolher um tema que se adapte aos vários tamanhos de telas é ESSENCIAL. Lembre-se que a responsividade é um fator de ranqueamento no buscador do Google.

Dica: No WordPress.org existem uma grande variedade de Plugins, esse plugins oferecem funcionalidades, ou seja, caso você tenha escolhido um tema que não possua determinada funcionalidade, basta instalar um plugin.

Veja o artigo: Plugins WordPress essenciais ao montar um blog

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *